A iniciativa é da responsabilidade do NERBE/AEBAL Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral. Até domingo, as instalações da Associação recebem uma mostra gastronómica da região com o petisco a ser o rei da festa.
O Festival conta também com o Pavilhão dos Sabores, onde estão expostos os produtos da região, e com o Pavilhão Institucional, que conta com algumas entidades representativas da fileira agro-alimentar regional.
A abertura oficial acontece às 18 horas, com a presença do Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro. Antes da inauguração, o governante está, pelas 17h15 na sede da Sociedade Filarmónica Capricho Bejense, para a assinatura do contrato de financiamento do Programa Equipamentos.
Luís Borba, vice-presidente do NERBE/AEBAL, deixa na Rádio Pax o convite para visitar o certame e realça que o espaço dedicado este ano ao petisco é maior.
Aulas de culinárias, cante alentejano, espectáculos, workshops, demonstrações culinárias, um concurso de melhor petisco e uma edição especial do Dr. Why são algumas actividades presentes no programa, que pode ser consultado em www.festivaldopetisco.com.
Para hoje está prevista uma aula de culinária e as actuações do Grupo Estrelas do Sul, Real Aliança Velha, Grupo Sura e Tiago Bento.