O alerta foi deixado pela ANECRA Associação Nacional das Empresas do Comércio e Reparação Automóvel, numa sessão dirigida aos empresários do distrito de Beja.
Licenciamento, garantia financeira de responsabilidade ambiental, qualidade da água, gestão de resíduos e qualidade do ar são alguns dos parâmetros que vão estar na mira das inspecções.
António Chícharo, presidente da ANECRA, refere que a maioria das pequenas e médias empresas está ainda a dar os primeiros passos em termos de medidas ambientais e sublinha o esforço feito pela Associação no sentido de alertar os empresários para a necessidade de acelerar o processo.
Nos primeiros quatro meses de 2015, Portugal foi o país da União Europeia que mais cresceu em vendas de automóveis. Um aumento de 32% face a 2014, muito acima da média europeia que se situa nos 8%. António Chícharo lembra que “quando dizemos que o mercado cresceu, ainda estamos muito longe das vendas que fizemos até 2010”.
Quanto aos desafios do sector, a economia paralela continua a ser o principal constrangimento identificado. Seguido das questões ambientais e da relação com as seguradoras. As preocupações foram apontadas pelos empresários através de um inquérito nacional. Na sessão de ontem, a ANECRA mostrou-se disponível para qualquer consultoria aos seus associados.