O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) detetou, nas últimas 24 horas, nove medidas cautelares em cinco dos 18 pontos de passagem autorizados (PPA), no âmbito do controlo de cidadãos nas fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha.
Em Vila Verde de Ficalho, no distrito de Beja, foi detetada uma medida cautelar referente a pessoa procurada no âmbito de processo judicial.
Em Quintanilha, no concelho de Bragança, o SEF detetou um mandado de captura e detenção e uma medida cautelar para apreensão de documento de identificação.
Em Vila Verde da Raia, no concelho de Chaves foram detetadas duas medidas cautelares para apreensão de documentos de identificação, um português e outro espanhol, assim como em Valença, onde foi apreendido um outro documento de identificação.
Em Vilar Formoso, no distrito da Guarda, o SEF detetou três medidas cautelares, duas com pedido de paradeiro e uma terceira com indicação de vigilância discreta e de controlo específico.
Os Inspetores do SEF estão a utilizar o SEF Mobile, um sistema móvel de controlo de fronteira que tem permitido aceder rápida e eficaz às medidas cautelares ativas. Este sistema possibilita a realização de consultas a diferentes bases de dados e, no contexto da atual situação pandémica, permite um eficiente controlo documental sem que os Inspetores tenham de manusear o documento de identificação.
Fotografia: Serviço de Estrangeiros e Fronteiras