Serpa recebe, hoje e amanhã, pelas 21:30 horas, no Cineteatro Municipal da cidade, o Espetáculo DES. A entrada é livre, mediante o levantamento de bilhete na bilheteira do Cineteatro, que abre ao público 30 minutos antes do início do espetáculo.
De acordo com o município de Serpa, “trata-se de uma criação da associação Sete Anos, pensada em torno de dois eixos: os territórios de Seixal, Serpa e Matosinhos e das suas especificidades no contexto da revolução – as casas da clandestinidade no Seixal, a reforma agrária em Serpa e a luta das trabalhadoras da indústria conserveira em Matosinhos; e nos três D’s que constituíram o programa das Forças Armadas – Descolonizar, Desenvolver e Democratizar”.
A mesma fonte recorda que “no início de maio, a associação Sete Anos e a socióloga Luísa Veloso estiveram em Serpa, a recolher testemunhos e impressões junto de alunos da Escola Secundária e da Academia Sénior de Serpa, acerca das temáticas que serão abordadas”.
A peça resultou, assim, de um trabalho que congrega pessoas de diferentes gerações e territórios, sendo o elenco constituído por profissionais das artes performativas, membros do Grupo de Práticas de Improvisação (GPI), jovens e pessoas maiores.
Concebida para as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e apoiada pelo programa “Arte pela Democracia”, é uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes, com o apoio dos Municípios do Seixal, Serpa e Matosinhos.