Serpa assinala aniversário do Museu Municipal de Arqueologia

A Câmara Municipal de Serpa está a comemorar o terceiro aniversário da reabertura do Museu Municipal de Arqueologia.

Este equipamento cultural reabriu portas ao público no dia 24 de Março de 2016, após um período em que sofreu obras de requalificação destinadas a criar um novo programa museológico.

O novo museu, que acolhe materiais arqueológicos de todo o concelho de Serpa, “incorporou elementos provenientes das mais recentes intervenções arqueológicas, realizadas sobretudo no âmbito do Plano de Rega de Alqueva, que duplicaram o número de sítios arqueológicos conhecidos desde 1997 aquando da realização da Carta Arqueológica de Serpa”, revela a autarquia.

Desde a sua reabertura e até ao final de 2018, o Museu Municipal de Arqueologia já foi visitado por 35 mil e 970 pessoas.

As comemorações do aniversário que arrancaram hoje e se prolongam até domingo pretendem, segundo a Câmara, “destacar a importância do Museu Municipal de Arqueologia enquanto equipamento cultural gerador de mais valias para o turismo, para a produção de conhecimento, para a salvaguarda patrimonial e para a preservação da memória do concelho de Serpa, ao mesmo tempo que pretende fomentar um cada vez maior envolvimento da comunidade local com o seu património histórico-arqueológico”.