Serpa já ativou Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil

A Comissão Municipal de Proteção Civil ativou, no dia 3 de abril, o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Serpa.

A sua ativação surge no âmbito do Estado de Emergência declarado devido à pandemia de Covid-19.

Esta decisão tem por base “assegurar a atuação e colaboração das várias entidades intervenientes” de forma a “garantir uma mobilização rápida e eficiente dos meios e recursos de proteção civil, garantindo desta forma uma maior eficácia na execução das ordens e procedimentos previamente definidos”, refere a Câmara Municipal de Serpa.

O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil é elaborado para enfrentar a “generalidade das situações de acidente grave ou catástrofe (…) definindo as orientações relativamente ao modo de atuação dos vários organismos, serviços e estruturas a empenhar em operações de proteção civil” a nível municipal.

“Este documento define a estrutura organizacional e os procedimentos para preparação e aumento da capacidade de resposta à emergência. Na prática, o Plano Municipal de Emergência exprime um conjunto de medidas, normas, procedimentos e missões, destinado a fazer face a uma situação grave, minimizando as suas consequências”, explica a mesma fonte.