Serpa promove queijo

No concelho de Serpa arrancou hoje a semana gastronómica do queijo.

Mais de 30 restaurantes aderiram à iniciativa da autarquia que dá o pontapé de saída para a Feira do Queijo do Alentejo que abre oficialmente as portas na sexta-feira.

Caldo de bacalhau com espinafres e queijo fresco, Bacalhau gratinado com espinafres e Queijo Serpa e lasanha com Queijo Serpa, são algumas das propostas das ementas dos restaurantes.

A Câmara apresenta a Feira como “um dos certames mais emblemáticos do Alentejo”.

O certame soma mais de uma centena de expositores inscritos, entre produtores e outras entidades.

Têm presença confirmada na Feira, os queijos certificados com Denominação de Origem Protegida, como os nacionais DOP – Serpa, Amarelo da Beira Baixa, Picante, Ovelha de Castelo Branco, Azeitão, Nisa, Évora e Serra da Estrela – queijos certificados em Modo de Produção Biológico, queijos internacionais, entre outros tradicionais de ovelha e cabra.

Estarão também presentes outros produtos regionais como os enchidos, o azeite, o vinho, o mel e as queijadas de requeijão, em simultâneo com um diversificado programa de actividades culturais e de animação.

As actividades relacionadas com a Agropecuária e pastorícia também vão marcar também presença, com destaque para as oficinas de fabrico do queijo, a exposição de ovelhas, as demostrações de tosquia e o desfile de ovelhas pelas ruas da cidade de Serpa. Integrado na Feira decorrerá também o Concurso “O Melhor Queijo da Feira”.

A Feira apresenta como novidade a existência apenas de copos reutilizáveis, uma medida do Município para reduzir gradualmente a utilização de materiais plásticos descartáveis.