Reabre, nesta segunda-feira, às 08:00 horas, o Serviço de Urgência (SUA) do Hospital de São Paulo, em Serpa.
A informação foi revelada, na tarde deste domingo, através de comunicado da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, entidade gestora daquela Unidade Hospital.
“O surto está plenamente controlado” e, por isso, o SUA do Hospital de São Paulo reabrirá, a partir das 08h00 de segunda-feira, dia 15, estando “assegurado o serviço 24h/24h”.
O surto foi detetado, inicialmente, na Unidade de Convalescença e Cuidados Paliativos, localizada no primeiro piso do edíficio, tendo depois atingido o Serviço de Urgência, situação que acabou por determinar o seu encerramento, no passado dia 7 de fevereiro.
Uma decisão muito criticada pela população e, também, pela Comissão de Utentes de Serviços Públicos de Serpa, assim como, pelo Bloco de Esquerda e pelo PCP que, durante a última semana, exigiram a reabertura imediata do SUA.
Segundo a nota da Misericórdia de Serpa, «a decisão de encerramento temporário do SUA», teve como «verdadeiro objectivo implementar medidas para que a segurança e confiança nos serviços» prestados «fossem assegurados».
Nesse sentido, a reabertura obedecerá a um conjunto de regras, nomeadamente, «implementação de circuitos e medidas, tendo em conta as orientações das entidades competentes, nomeadamente, do Controlo de Infecção, e após nova testagem de todos os colaboradores, garantindo, assim, que a reabertura do SUA do Hospital de São Paulo seja de total confiança e com a máxima segurança”, sublinha o comunicado.