Serpa recebeu duas menções honrosas no âmbito do Prémio Autárquico «Aristides de Sousa Mendes e outros salvadores portugueses – Holocausto, valores universais, humanismo e justiça» – edição 2021, que contou com a participação de 44 candidaturas de todo o país.
A candidatura da autarquia de Serpa incluiu dois projetos à categoria “Diferenciação, Inovação, Criatividade” tendo, cada um, recebido uma menção honrosa por parte do júri do prémio.
A primeira menção honrosa destaca a iniciativa das IV Jornadas Municipais da Educação, edição de 2020, dedicadas ao tema “75 anos do fim do Holocausto”.
A segunda foi atribuída ao Programa Educar para a Tolerância/Convivência e Comunicação entre Culturas, do projeto “Ser(pa)+ Cidadão, Ser, Participar e Construir Identidades”.
Este prémio é uma distinção honorífica e de natureza não pecuniária entregue às autarquias que, por sua iniciativa ou em articulação com a sociedade civil, promovam práticas, programas ou projetos de elevado mérito e interesse público.
João Efigénio Palma, presidente da Câmara de Serpa, destaca a importância da atribuição deste prémio.
O município de Serpa recebeu as distinções, no passado dia 9 de novembro, pela mão da ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública.
A cerimónia contou, ainda, com a presença e intervenção do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e de Marta Santos Pais, comissária do Programa “Nunca Esquecer”.