Serviço de Medicina Interna da ULSBA volta a ver artigos publicados

O Serviço de Medicina Interna da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) voltou a publicar artigos científicos, desta vez, no jornal Annals of Medicine, uma publicação médica com foco especial na medicina interna.

“Identificação de medicamentos potencialmente inadequados com Risco de Eventos Cardio e Cerebrovasculares Major em doentes idosos” é o título do artigo publicado.

O documento é da autoria de Joana Lima, João Pedro Aguiar, Margarida Paixão-Ferreira, Rita Calixto, Vera Cesário e José Vaz.

Na publicação é destacado que “os doentes idosos representam um desafio na prática clínica, com multimorbilidades, consumo de medicamentos vários, alguns potencialmente inadequados, apresentando, por isso, um risco acrescido de reações adversas a medicamentos”.

“No entanto, os dados sobre a prevalência do consumo de medicamentos potencialmente inadequados com risco de eventos adversos a nível cardíaco e cerebrovascular são ainda muito escassos”.

Os autores, propõem, por isso, avaliar a prevalência de tais fenómenos na realidade do Hospital José Joaquim Fernandes e identificar os grupos farmacoterapêuticos mais comuns.

Uma das conclusões apontadas no artigo é que “os dados sugerem que quase 40% dos pacientes usavam medicamentos potencialmente inadequados com risco cardio e cerebrovascular e tinham história prévia de doenças cardiovasculares. 

Segundo os autores do estudo, “isso pode sugerir que, na alta e durante as transições de tratamento, os pacientes se beneficiariam de uma revisão da medicação”.