Sessão de inauguração do 10º Festival Islâmico de Mértola realizou-se esta tarde na “Vila Museu”.

A 10ª edição do Festival Islâmico de Mértola abriu portas esta quinta feira dia 16. A sessão de inauguração teve lugar ao final da tarde e contou com a presença e intervenções de Jorge Rosa, Presidente da Autarquia de Mértola,  Luqman Nietto o representante da Comunidade Islâmica em Espanha, Atónio Ceia da Silva , presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Carlos Miguel  Secretário de Estado das Autarquias Locais. Na cerimónia estiveram ainda  presentes, os representantes das autoridades de Chefchaouen, cidade Marroquina com a qual a Vila de Mértola é geminada.

Em declarações à Rádio PAX Jorge Rosa, Presidente da Autarquia de Mértola afirmou que, para a edição deste ano as expetatvias são elevadas. O evento criou uma grande simpatia nas pessoas quer a nível nacional, quer a nível internacional.  A projeção de Mértola é cada vez maior, o que se traduz numa maior responsabilidade e exigência que de quem o visita mas também, de quem o organiza. Num Concelho com cerca de 7 mil habitantes em 4 ou 5 dias acolher entre 40 a 50 mil pessoas ´e um imenso desafio daí o  Festival ser preparado a rigor e ao pormenor,  mantendo a qualidade a que habituou os milhares de visitantes.

Este ano e em matéria de novidades o Autarca referiu  a criação de um espaço onde podem deixar os mais pequenos e a decoração do espaço do “Souk”. Tudo isto para que esta seja a melhor de todas as edições num certame que vai estar de portas abertas até ao próximo domingo.