No próximo domingo, dia 10, assinala-se o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.
A problemática é divulgada um pouco por todo o mundo. Beja associa-se às acções através da campanha “Setembro Amarelo”. A capital do Baixo Alentejo é a primeira cidade do país a desenvolver a campanha, através do Observatório dos Comportamentos Suicidário da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo e da ARIS da Planície – Associação de Reabilitação e Integração Social de Pessoa com Experiência de Doença Mental.
As actividades arrancam hoje com uma tertúlia sobre a prevenção, no Centro Unesco. Todas as quartas-feiras deste mês a temática vai ser debatida.
Ana Matos Pires, directora do Serviço de Psiquiatria da ULSBA, fala ainda de uma outra actividade que vai acontecer no domingo: um passeio de bicicleta.
O Alentejo é continuadamente a região do país com maior taxa de suicídio. Ana Matos Pires refere a importância de desenvolver investigação nesta área. A ARIS da Planície conseguiu recentemente financiamento para, no próximo ano, investigar a matéria de forma a criar estratégias de prevenção do “comportamento suicidário”.