12°C
Scattered clouds

Setembro é mês de celebração da cultura em Odemira

Setembro é mês de celebração da cultura em Odemira

A comemoração do centenário da Viagem Aérea entre Portugal e Macau integra o programa de mais de 70 iniciativas que a partir deste domingo e durante todo o mês de setembro, assinala o mês da cultura em Odemira.

Em comunicado, o município de Odemira, explica que a iniciativa “Setembro, uma Imersão Cultural” promete “dar voz à diversidade cultural e proporcionar diferentes manifestações culturais ao público”, com uma programação descentralizada.

As comemorações do Dia do Município, que se assinala a 8 de setembro, as festividades religiosas em torno da padroeira, o Festival 7 Sóis 7 Luas, a comemoração do centenário da Viagem Aérea Portugal – Macau e o Festival Tass Jazz são os destaques do evento.

As atividades arrancam, hoje, com a inauguração da exposição “Cerâmica de Odemira”, na Olaria Municipal, um espetáculo de circo acrobático e humorístico, no Pavilhão Multiusos de Almograve e a exposição itinerante “Peças do Simpósio Internacional de Escultura de Odemira”, no Jardim Público de Vila Nova de Milfontes.

Este ano, o Festival 7 Sóis 7 Luas, que assinala 25 anos de parceria com a autarquia, regressa ao concelho com um programa diversificado de espetáculos musicais e de teatro de rua, na primeira quinzena de setembro, em várias localidades.

O programa celebra, também, o aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago, no dia 5, com uma festa no Jardim Sousa Prado, com atividades para toda a família.

Já entre os dias 6 e 8 de setembro, presta-se homenagem à padroeira de Odemira, com um conjunto de atividades culturais e religiosas e, no Dia do Município (dia 8), realiza-se a habitual sessão solene, com a distinção de individualidades e um concerto do grupo Resistência, no Jardim Ribeirinho de Odemira, a partir das 21:30 horas.

O destaque da programação deste ano vai para o encerramento das comemorações do Centenário da Primeira Viagem Aérea Portugal – Macau (dia 21), em Vila Nova de Milfontes, que inclui uma visita ao local de descolagem, no Campo de Coitos, momentos de debate e a exibição de um documentário, de Diogo Vilhena.

O município dá, ainda conta da apresentação do livro “De Portugal a Macau – A Viagem do Pátria”, de Sarmento de Beires e um espetáculo musical com a Banda de Música da Força Aérea Portuguesa, com a participação de Joana Luz.

O programa da iniciativa “Setembro, uma Imersão Cultural” integra o Festival Tass Jazz, nos dias 27 e 28, com as atuações de Júlio Resende Fado Jazz Trio, Alexandre Frazão, Mário Laginha Solo e Isabel Rato Quinteto.

O programa conta, ainda, com outras atividades de música, dança, teatro, exposições e ‘workshops’, promovidas pelos agentes culturais do concelho, com financiamento do município através do programa “Odemira Criativa”.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
5
roubos em Beja
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
agricultores
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Futurama
13/10/2024
Futurama vai ter “sede” em Beja
12/10/2024
Fábio Porchat esgota Pax Julia em Beja
Futurama
12/10/2024
Futurama termina em Beja com Festa na Praça da República
Futurama
11/10/2024
Festival Futurama chega a Beja
Aljustrel
11/10/2024
Aljustrel recebe concerto de Aníbal Zola
Ourique
07/10/2024
Grupo Coral Infantil de Ourique procura novos elementos
Odemira
06/10/2024
Montado inspira nova edição de histórias em banda desenhada
Odemira
05/10/2024
“Sonoridades & Sabores” regressam ao concelho de Odemira