O paiol de superfície foi requerido pela SOMINCOR – Sociedade Mineira de Neves Corvo. De acordo com o edital agora publicado em Diário da Repúblico o paiol será “constituído por duas unidades de armazenagem, uma para explosivos (paiol com 4 células, com uma lotação de 1.250 kg de matéria activa por célula) e uma outra para detonadores (150.000 unidades e cerca de 150 kg de matéria activa) no Couto Mineiro de Neves Corvo, sito na freguesia de Santa Bárbara de Padrões, concelho de Castro Verde”.
O processo de instalação do paiol está em consulta pública na Secção de Licenciamento Urbanização e Edificação da Câmara Municipal de Castro Verde. Os interessados têm 30 dias para “reclamação quanto à salvaguarda da saúde pública, segurança individual e da propriedade, e interesse público ou incomodidade resultante da vizinhança do estabelecimento”.
As reclamações deverão ser apresentadas por escrito, devidamente fundamentadas, em requerimento dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde.