Para os próximos dias, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê “um período de tempo seco e subida de temperatura para valores acima da média para esta época do ano”.
De acordo com a ANPC- Autoridade Nacional de Protecção Civil “estão reunidas as condições favoráveis à propagação de incêndios rurais”.
A população deve adoptar algumas medidas preventivas: Para as zonas de maior risco de incêndio não é permitido realizar queimadas, fogueiras para recreio, lazer ou para confecção de alimentos, utilizar equipamentos de queima e de combustão, destinados à iluminação ou à confecção de alimentos, queimar matos cortados e amontoados ou qualquer tipo de sobrantes de exploração e lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes.
Durante os próximos dias, não é igualmente permitido fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias de atravessamento ou circundantes, fumigar ou desinfestar apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivo de retenção de faúlhas.
Na realização de trabalhos agrícolas é necessário manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras, abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação e ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.
A ANPC sublinha ainda que “todos devem respeitar as proibições em vigor e ter especial atenção à evolução do período de incêndio florestal durante os próximos dias, nas diferentes regiões do país”.