Surto de Covid-19 no Lar da Santa Casa da Misericórdia em Mértola

O Lar da Santa Casa da Misericórdia de Mértola regista 31 casos positivos de Covid-19. A autarquia vai montar estrutura de apoio no Pavilhão de Desportos.

No total estão infetados 20 utentes e 11 funcionários da Estrutura Residencial Pessoas Idosas (ERPI). Em todo o concelho existem 41 casos ativos de Covid-19.

Assumindo a situação de surto, Mário Tomé, vereador da autarquia de Mértola confirmou os dados à Rádio Pax sublinhando que se trata de “uma situação complexa”.

O responsável pela Proteção Civil do concelho mertolense revela que houve um primeiro caso, detetado num utente do lar, assintomático, que se deslocou ao Hospital de Beja (por motivos associados a outras patologias) e acusou positivo à Covid-19. O utente encontra-se internado.

O vereador explica que, na última sexta-feira, na sequência de testes aleatórios feitos pela Segurança Social, 4 funcionárias testaram positivo. No sábado foram testados funcionários, utentes e alguns familiares, tendo resultado desse procedimento 30 casos confirmados.

O autarca esclarece que rapidamente se colocou em prática o plano de contingência, para dar resposta à situação.

Nesse sentido, a autarquia está a proceder à montagem de uma estrutura de apoio num pavilhão localizado ao lado da ERPI, que estará concluída amanhã à tarde, local para onde serão evacuados, na quarta-feira, os utentes infectados.