Surtos em lares de Moura representam mais de metade dos casos do concelho

Dois surtos de Covid-19, em lares do concelho de Moura já causaram 12 mortos e totalizam mais de metade dos casos ativos do concelho.

Na sede de concelho, o surto no lar de São Francisco, da Santa Casa da Misericórdia de Moura, já provocou a morte a dois utentes e contabiliza, neste momento, 86 casos ativos, entre os quais 78 utentes e oito funcionários.

Já na estrutura residencial para idosos do Centro Social da Amareleja, perderam a vida 10 utentes desde que o surto foi detetado, no início de janeiro, mas ainda existem 45 casos ativos da doença, dos quais 23 utentes e 22 funcionários.

Só estas duas estruturas concentram 131 casos ativos, o que corresponde a mais de metade dos 240 casos reportados, na passada segunda-feira, pelo município no boletim epidemiológico.

Apesar da extensão dos surtos, nenhum utente ou funcionário das duas estruturas está hospitalizado.

Em Moura, a equipa clínica do lar de São Francisco “tem controlado a situação”, explicou a fonte municipal, enquanto na Amareleja, o surto, que infetou um total de 86 pessoas, já estará “em fase de resolução”, sem novos casos desde 26 de janeiro.

Também em Serpa, no Centro Social e Paroquial de Brinches existe, neste momento, um surto com 40 infetados. Desses 30 são idosos e 10 são funcionários da instituição.

Rádio Pax/Lusa