Testagem massiva à Covid-19 em Moura e Amareleja

O Serviço Municipal de Proteção Civil revela que, tendo em consideração a evolução desfavorável da situação epidemiológica, em particular, nas localidades de Moura e Amareleja, o município de Moura decidiu realizar uma testagem massiva à Covid-19, nestas duas localidades do concelho, com o objetivo de mapear a real situação.

A autarquia frisa que, nos últimos dias, tem-se verificado um crescimento exponencial do número de casos ativos de infeção pelo novo coronavírus, nas duas localidades.

A mesma fonte revela que se trata de “uma testagem voluntária a realizar junto dos habitantes de Moura e Amareleja, que poderão participar nesta ação realizando a sua inscrição on-line”, até às 19:00 de hoje, dia 12 de janeiro.

A testagem será efetuada pelo Centro ABC – Algarve Biomedical Center, amanhã e quinta-feira, dias 13 e 14 de janeiro.

Esta medida pretende contribuir para o controlo da pandemia atual, através de exames de diagnóstico à Covid-19.

Os resultados são disponibilizados (via email) até 48 horas após a realização dos testes.

Recorde-se quem, no domingo passado, foi detetado um novo surto de Covid-19 no lar do Centro Social de Amareleja, com 31 casos positivos em 20 utentes e 11 funcionários.

Segundo a Câmara de Moura, uma das medidas tomadas será, precisamente, a “testagem massiva” em Moura e Amareleja, a qual é “inteiramente assumida” pela autarquia.

Num outro comunicado, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura informou que, na reunião semanal com as instituições particulares de solidariedade social (IPSS), foi decidido manter a suspensão das visitas aos utentes destas instituições, pelo período de uma semana.