Programa de Testagem Preventivo em Lares do Baixo Alentejo, teve início no passado domingo, em Pias, no concelho de Serpa, por ser uma das regiões do Baixo Alentejo com maior número de infetados.
Os testes que decorrem na Fundação Viscondes de Messangil, contaram com cinco equipas do Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve -Algarve Biomedical Center.
A Fundação Viscondes de Messangil dispõe de duas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI’s) acolhendo um total de noventa e oito utentes.
Este foi o início de um projeto que percorrerá todas as ERPI’s e LR do Baixo Alentejo, totalizando 65 equipamentos. Brevemente, irão ser agendadas outras operações similares, ocorrendo a sua maioria na primeira quinzena do mês de maio.
Jorge Rosa, presidente da CIMBAL, uma das entidades parceiras disse à Rádio Pax que o objetivo é que o programa “possa continuar e possa chegar a todos os lares da área da CIMBAL”.
O Programa de Intervenção Preventiva em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI’s) e Lares Residenciais (LR) é um projeto do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) e o trabalho no Baixo Alentejo resulta de um protocolo estabelecido entre o MTSSS e o Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve -Algarve Biomedical Center.