Trabalhos de reabilitação da Basílica de Castro Verde continuam a avançar

Já esta a decorrer o concurso público para a elaboração do projeto e execução da 2ª fase das obras de reabilitação da Basílica Real de Castro Verde, que contempla a conservação e o restauro do teto pintado em madeira.

Trata-se de uma ação de maior dimensão, num investimento total de 310 mil euros (+IVA), fruto da articulação entre a Paróquia de Castro Verde, a Câmara Municipal e a Direção Regional de Cultura do Alentejo.

A autarquia castrense refere que este investimento tem garantido um apoio de 75% de fundos comunitários, no âmbito do Programa Alentejo 2020, tendo os 15% da comparticipação nacional sido assumidos pela empresa mineira Somincor.

Por outro lado, o município frisa que “a Basílica Real tem concluídas duas importantes intervenções de requalificação”.

A 1ª fase contemplou a limpeza manual do telhado, o arranjo de portas e janelas e a pintura total do monumento, num investimento superior a 65 mil euros.

A 3ª fase, por sua vez, consistiu na recuperação do coro alto e do nártex, num investimento superior a 50 mil euros.

A requalificação da Basílica Real de Castro Verde decorre no âmbito de uma parceria entre a Paróquia de Castro Verde e a Câmara Municipal.

Nas duas fases já concretizadas da intervenção, o município assegurou apoio técnico, fiscalização e um apoio financeiro global de 45 mil euros.