Três equipamentos culturais do distrito de Beja credenciados na RTCP

Três equipamentos culturais do distrito de Beja credenciados na RTCP

Três equipamentos culturais do distrito de Beja foram, recentemente, credenciados na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP).

São eles o Musibéria, em Serpa, o Pax Julia Teatro Municipal, em Beja e Cineteatro Sousa Telles, em Ourique.

A RTCP é um instrumento estratégico para o combate às assimetrias regionais e para o fomento de coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal, assente na descentralização e na responsabilidade partilhada do Estado central com as autarquias e as entidades independentes. 

Com a publicação da Portaria de credenciação dos teatros, cineteatros e outros equipamentos culturais, foi dado o primeiro passo para a institucionalização da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses há muito aguardada, em particular, pelas entidades artísticas e pelos municípios.

A Portaria vem estabelecer os requisitos para a credenciação dos teatros, cineteatros e outros equipamentos culturais com a finalidade de integrarem a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

Recorde-se que os equipamentos culturais credenciados que integram a RTCP podem candidatar-se ao Programa de Apoio à Programação da RTCP, até dia 22 de novembro.

Este programa abrange ciclos de quatros anos e um investimento de 24 milhões de euros do Ministério da Cultura.

Para concorrer, as entidades credenciadas devem apresentar propostas que promovam uma oferta regular e contínua.

A programação deve conter projetos de artes performativas e, complementarmente, de cruzamento disciplinar e de artes visuais.

Pode também incluir programas de residências artísticas e ações estratégicas de mediação, proximidade e acessibilidade.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

15/01/2026
Beja acolhe sessão da Open Call “A Nossa Vez”
Zambujo
02/01/2026
Família Zambujo leva Beja ao centro da música portuguesa em 2026
Bandidos do Cante
20/12/2025
“Bandidos do Cante” esgotam Pax Júlia
Mina S. Domingos
20/12/2025
Fado e Natal encontram-se na Mina de São Domingos
15/12/2025
O bejense António Zambujo anuncia regresso aos Coliseus em 2026
13/12/2025
Pax Júlia recebe Concerto para o Natal
05/12/2025
 “Viver à Mesa”, nova canção celebra encontros e partilhas do Natal
Aljustrel
04/12/2025
Aljustrel celebra Santa Bárbara e dois anos do Parque Mineiro