A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) anuncia que o Centro de Vacinação de Beja, localizado no Parque de Feiras e Exposições da cidade, “foi alvo de melhorias significativas e necessárias, no sentido de melhor acolher os utentes e, simultaneamente, elevar as condições para os profissionais de saúde em serviço”.
Recorde-se que o espaço tem sido alvo de críticas por não reunir todas as condições para a vacinação, sobretudo, pela falta de conforto e privacidade.
De acordo com a ULSBA, foi feita a deslocalização da porta de entrada do pavilhão, aumentado o espaço de permanência de utentes e melhorados os circuitos e organização das filas de espera.
Ao mesmo tempo foi beneficiada a climatização/aquecimento de todo o espaço (zona de espera e gabinetes).
O Centro de Vacinação de Beja recebe utentes para vacinação Covid-19 e gripe, cujo agendamento é feito centralmente, tendo em conta a capacidade vacinal.
Mas, também, funciona em regime de casa aberta. Segundo a Unidade Local de Saúde, a inexistência de pré-agendamento para a “casa aberta” pressupõe o atendimento a todos os utentes que se deslocarem ao Pavilhão para vacinação, com todos os desafios daí inerentes.
Ou seja, ao não conseguir antecipar o número de pessoas que ocorrerão, diariamente, há o risco de surgirem dias com maior afluência e um consequente aumento dos tempos de espera.
O Centro de Vacinação de Beja funciona, normalmente, às terças, quintas e sextas-feiras, das 14:00 às 17:00 horas, em regime de Casa Aberta.