A Unidade de Saúde Pública (USP) da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), em colaboração com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP – NOVA), está a elaborar o Plano Local de Saúde do Baixo Alentejo 2024-2030 (PLSBA 2024-2030).
De acordo com a ULSBA, o plano “é, simultaneamente, um documento estratégico de base populacional e um instrumento de apoio à gestão na tomada de decisões técnicas, políticas e organizacionais virado para a ação e alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.
Este documento tem como objetivo “melhorar a saúde da população e reduzir iniquidades”, frisa a ULSBA.
Até ao final de janeiro, a ULSBA tem disponível um questionário online e em formato papel para auscultação da população.
Através do questionário, aquela Unidade Local de Saúde pretende “saber quais os fatores/determinantes/problemas de saúde que a população prioriza para que possam ser planeadas as intervenções de acordo com as necessidades identificadas”.
Além disso, vão decorrer, simultaneamente, “entrevistas a parceiros dos diversos setores da comunidade com impacto na saúde”, afirma a ULSBA.