A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) é uma das quatro ULS que vai receber o “Be a Mom”, um projeto-piloto dedicado à prevenção da depressão pós-parto, uma realidade que atinge entre 10 a 15% das mães.
Segundo a ULSBA, “este projeto, que já demonstrou resultados positivos em mais de mil mulheres é, agora, alargado a outras Unidades Locais de Saúde”, nomeadamente, “ULS Baixo Alentejo, ULS Gaia e Espinho, ULS Alto Ave, ULS Viseu Dão-Lafões, garantindo um melhor acesso ao apoio psicológico”.
A ULSBA adianta que vai ter “no terreno uma equipa multidisciplinar nos cuidados de saúde hospitalares”, nos Serviços de Obstetrícia e de Psiquiatria do Hospital José Joaquim Fernandes e nos cuidados de saúde primários nos dois Centros de Saúde de Beja, no Centro de Saúde de Moura e no Centro de Saúde de Serpa.
A mesma fonte refere, ainda, que “este programa permite que os casos sejam identificados, precocemente, para que o tratamento comece o mais cedo possível”.
Luzia Fialho, da equipa de liderança intermédia do projeto “Be a Mom” da ULSBA, realça que o objetivo não é substituir a ajuda psicológica, mas reduzir consultas ao apostar na prevenção da problemática.
No futuro, pretende-se que este projeto interligado ao SNS seja disseminado em Portugal de maneira mais ampla.