ULSBA reforça capacidade de resposta ao novo Coronavírus

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo vem, em nota de imprensa, informar que se tem estado a preparar para fazer face à pandemia Covid-19, estabelecendo circuitos seguros de atendimento, triagem e encaminhamento de doentes.

“Durante este processo, temos recebido ajudas valiosas da parte de entidades oficiais e empresas privadas, que muito agradecemos e nos alenta a continuar a preparar tudo ao mais ínfimo pormenor e, sempre, de acordo com as directrizes da Direcção-Geral da Saúde (DGS) e em função da evolução dos acontecimentos”, lê-se no documento.

Como forma de prevenir e controlar a infecção pelo novo Coronavírus, a ULSBA elaborou o seu Plano de contingência no qual estão definidos “procedimentos, responsabilidades e medidas específicas a adoptar, ao nível da saúde pública, dos cuidados de saúde primários, hospitalares e continuados para mitigar as consequências da infecção”.

“Não havendo, à data, casos confirmados no distrito de Beja, é importante esclarecer que para os doentes que venham a necessitar de internamento, existem, e estão já estabelecidas, no Hospital de Beja, áreas exclusivas, com circuitos próprios e com equipas de saúde devidamente preparadas para receber os doentes, ou seja, temos a capacidade de internamento instalada”, adianta a nota.

De acordo com a Unidade Local de Saúde, na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente foi aumentada a capacidade de internamento. Nos Centros de Saúde da ULSBA apostou-se na proximidade entre as equipas de saúde e os utentes, privilegiando os canais alternativos de contacto (telefone e e-mail).

As mensagens de prevenção foram reforçadas. A ULSBA apela a todos que “mantenham o distanciamento social, cumpram as recomendações da DGS e procurem informação junto de fontes oficiais”.

Em caso de suspeita deve ligar para o SNS 24 através do número 808 24 24 24 e aguardar o atendimento.