O Conselho de Administração da ULSBA- Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, está a retomar, de forma gradual e progressiva, a atividade programada – consultas, exames, cirurgias e outros atos clínicos – que estavam suspensos na sequência da pandemia por Covid-19.
O regresso à atividade regular implica a implementação de várias medidas preventivas como o distanciamento entre pessoas nos espaços e salas de espera, através da redução do número de lugares, no Hospital e nos Centros de Saúde da ULSBA.
Os utentes deverão cumprir com rigor o horário marcado para a realização da sua consulta ou exame complementar e deverão deslocar-se às unidades de saúde apenas com 5 ou 10 minutos de antecedência, uma vez que o número de pessoas na sala de espera é limitado.
Caso exista a necessidade de acompanhante, os utentes devem fazer-se acompanhar apenas por uma pessoa. Para impedir aglomerados, as pessoas devem permanecer no exterior do edifício e, neste caso, deverão estar atentos e aguardarem que os chamem.
Outra medida importante para garantia da segurança de todos, e cumprindo as orientações da Direção-Geral da Saúde, é o uso de máscara de proteção à entrada dos edifícios da ULSBA.
A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo pede que sejam “privilegiados os canais alternativos de contacto (email e telefone) entre as equipas de saúde e os utentes, devendo as idas às unidades de saúde ser reduzidas para atos que não possam ser resolvidos sem ser presencialmente”.
O Serviço de Imunohemoterapia disponibiliza a possibilidade de agendar a dádiva, com dia e hora definidos, de forma a evitar aglomeração de pessoas.
Nesta fase, vão continuar suspensas as visitas e acompanhantes nos serviços de internamento.