Unidade de Saúde alerta para surto de hepatite A em curso no Baixo Alentejo

Unidade de Saúde alerta para surto de hepatite A em curso no Baixo Alentejo

A Unidade de Saúde Pública (USP) do Baixo Alentejo informou hoje que está em curso um surto de hepatite A, com origem no Algarve, tendo sido confirmados seis casos no Bairro das Pedreiras, em Beja.

Em comunicado, a Unidade de Saúde do Baixo Alentejo adianta ter sido realizada, como medida de prevenção e mitigação da transmissão da doença, uma campanha de vacinação comunitária no Bairro das Pedreiras de 22 a 25 de outubro.

Foram vacinadas 153 crianças com idades até aos aos 18 anos, acrescenta a USP, referindo que a vacinação foi dirigida à população com indicação neste surto e incluiu ações de sensibilização e promoção das medidas preventivas da transmissão da doença.

De acordo com a USP, o primeiro caso de hepatite A no Baixo Alentejo foi registado em 18 de setembro e o último, associado ao surto do Bairro das Pedreiras, teve início de sintomas há mais de um mês.

“Desde então não foi registado mais nenhum caso de hepatite A na região com ligação epidemiológica ao surto”, refere a USP, acrescentando que podem, no entanto, surgir casos sem ligação epidemiológica ao surto em curso.

A USP diz ter realizado os inquéritos epidemiológicos e o respetivo estudo ambiental, que vieram a confirmar que a origem do surto é na região do Algarve e que no Baixo Alentejo ocorreu apenas transmissão de contactos próximos.

Na nota, a Unidade de Saúde Pública do Baixo Alentejo lembra ainda que a “transmissão deste vírus neste surto é fecal-oral, e como as condições higio-sanitárias nas escolas são boas, a probabilidade de transmissão em meio escolar é baixa”.

Rádio Pax / Lusa

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

08/03/2026
ERSAR destaca Moura no que toca à implementação do sistema PAYT
Reciclagem
08/03/2026
Beja: Bombeiros do distrito recolheram 160 toneladas de equipamentos elétricos
08/03/2026
COTR aposta na digitalização do regadio
Silarca
08/03/2026
Festival do Cogumelo continua a animar Cabeça Gorda
Cáritas
08/03/2026
Semana Nacional Cáritas chega ao fim 
07/03/2026
Municípios assinalam Dia da Mulher
07/03/2026
Centro Social tem fechada programação para assinalar aniversário de antigo Convento
Vacinação
07/03/2026
Alentejo lidera vacinação contra a gripe e bate recordes entre idosos