Unidos por Mértola quer medidas urgentes na área da habitação

Após ouvir as populações sobre os problemas de habitação, no concelho de Mértola, a coligação “Unidos por Mértola e pelas Pessoas” apresenta, em comunicado, um conjunto de “medidas urgentes a incluir no programa às próximas eleições autárquicas”.

Sob o mote, “Habitação – Retomar o Rumo Certo, com os Olhos no Futuro!”, a coligação entende que, entre as medidas urgentes, está a retoma do “loteamento ZE3 em Mértola, cujo projeto ficou concluído, em 2004, e cuja obra estava prevista avançar após a venda dos lotes do ZE2”.

A Habitação com renda acessível é outra das medidas apontadas, que deverá ser concretizada com a retoma da compra e reabilitação de imóveis no Centro Histórico de Mértola para arrendamento acessível, processo parado desde 2008.

Além disso, o Unidos Por Mértola entende que se deve apostar na “melhoria das condições de habitação”, retomando “as subvenções para o Centro Histórico, Mina e Pomarão, paradas desde 2008”, estendendo “a subvenção a todos os aglomerados do concelho”.

Na Mina de São Domingos, a coligação pretende retomar o “processo de venda dos anexos parado desde 2018, a um preço simbólico”.

A construção sustentável, através da “disponibilização de lotes a custo simbólico na Cooperativa em Mértola e no loteamento na Mina de S Domingos” e a “requalificação e manutenção do Loteamento da Cooperativa em Mértola”, de forma a “permitir projetos mais atrativos com usos de comércio e serviços” são outros dos objetivos.

Além do “apoio a loteamentos nas sedes de freguesia”, o Unidos por Mértola considera importante a criação de uma Bolsa de Habitação municipal e privada para alojamento temporário de média duração para apoio às novas gerações.