Universidade de Évora: Professor recebeu quase 17 mil euros a mais durante quatro anos

Universidade de Évora: Professor recebeu quase 17 mil euros a mais durante quatro anos

Durante quatro anos, um professor da Universidade de Évora recebeu mais do que a lei permitia. A conclusão é do Tribunal de Contas, que detetou pagamentos indevidos no valor de 16.574,72 euros, processados entre outubro de 2019 e outubro de 2023.

Segundo o tribunal, o docente foi colocado num escalão remuneratório superior ao que a lei autorizava, o que resultou num acréscimo de vencimento sem cobertura legal ao longo de todo aquele período.

Confrontada com a situação, a universidade corrigiu o erro e acabou por recuperar a totalidade do valor, mas só depois de recorrer à cobrança coerciva. Foi precisamente por o dinheiro ter sido reposto que o Tribunal de Contas decidiu arquivar o processo de apuramento de responsabilidade financeira que visava antigas reitoras e administradoras da instituição.

O tribunal recomendou à academia que procure outras situações semelhantes, para perceber se este foi um caso isolado ou se há mais pagamentos feitos fora do que a lei permite.

Se a ilegalidade e a reposição do dinheiro estão confirmadas, o desfecho final ainda não está fechado. O docente contesta no Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja a obrigação de devolver retroativamente as quantias recebidas, pelo que a última palavra caberá aos juízes.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
3
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
4
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Alentejo
08/10/2026
Alentejo recebe apenas 41 vagas para novos médicos especialistas em 2026
Odemira
08/10/2026
Prémio de reabilitação urbana distingue obra em Odemira
08/10/2026
PORTEL: Vinhos, gastronomia e música são ‘ingredientes’ do “Alqueva Sunset”
07/10/2026
Semana intensa em Beja: GNR faz 16 detenções e apreende haxixe e cocaína no distrito de Beja
07/10/2026
Hospital de Beja fecha Bazar e trava jogos de sorte: ULSBA diz que apostas não combinam com cuidados de saúde
07/10/2026
Comida que sobrava vai agora chegar a quem precisa: ULSBA transforma excedentes em apoio a famílias carenciadas
07/10/2026
MOURA: Praia do Lago distinguida nos Prémios Nacionais de Arquitetura
Mértola
07/10/2026
Multibanco chega a 4 localidades de Mértola