18°C
Overcast clouds

Urgência de Cirurgia do Hospital de Beja em risco de fechar. ULSBA diz “não ser verdade”

Urgência de Cirurgia do Hospital de Beja em risco de fechar. ULSBA diz “não ser verdade”

O Serviço de Urgência de Cirurgia do Hospital de Beja encontra-se em “perigo de encerrar”, afirma em comunicado o Sindicato Independente dos Médicos (SIM).

De acordo com o sindicato, “as equipes de cirurgia estão a funcionar abaixo dos mínimos de segurança para os cidadãos e médicos”. Estes clínicos estão exaustos porque “já ultrapassaram há muito as 150 horas de trabalho extraordinário o que é agravado pela pandemia e pela idade dos médicos”.

O SIM acrescenta que dos 6 chefes de equipa 4 têm mais de 50 anos e 2 mais de 55 anos. “Os médicos com essa idade já não são obrigados a fazer serviço de urgência e só a sua dedicação é que os motiva”, acrescenta.

A estrutura sindical lança críticas ao Conselho de Administração do Hospital de Beja afirmando que se tem “mantido insensível e incapaz de resolver o problema”.

O SIM aconselhou ainda os seus associados a apresentarem minutas de escusa de responsabilidade.

É urgente que o a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) contrate médicos, de outra forma “a urgência terá de encerrar e referenciar os doentes para os também sobrecarregados hospitais da região”, conclui o SIM.

Em declarações à agência LUSA, Conceição Margalha, presidente do concelho de administração da ULSBA diz “não ser verdade” que as equipas estão a funcionar “abaixo dos mínimos de segurança”.

Conceição Margalha revela que “o que acontece é que há dias, que são pontuais e raros, em que não há o terceiro cirurgião de serviço numa equipa – o de urgência interna -, mas é algo que acontece pontualmente” e explica que a lei obriga a que cada equipa de cirurgia de urgência tenha três cirurgiões.

A presidente do concelho de administração da ULSBA diz que a equipa de cirurgiões do Serviço de Cirurgia do hospital de Beja “é envelhecida”, mas que “tem respondido às necessidades da população”.

“Não tem havido problemas” e “até ao momento, não se colocou a questão” de encerrar aquele serviço, frisa.

De acordo com a LUSA, Conceição Margalha diz “não poder garantir que no futuro seja igual”.

“Se os médicos [daquele serviço] com mais de 50 ou 55 anos se recusarem a fazer urgência, como a lei lhes permite, teremos esse problema, mas, neste momento, não temos”, acrescenta.

“Os médicos com mais de 55 anos não são obrigados a fazer urgência, mas, até ao momento, têm-se dedicado ao serviço e pautado pelo não encerramento [da cirurgia no serviço de urgência] e por responder às necessidades da população.”

Segundo aquela agência noticiosa, com os dois próximos concursos de contração, um a decorrer e outro para lançar brevemente, a presidente do concelho de administração da ULSBA diz ter “esperança que entrem novos profissionais que venham melhorar as condições de trabalho existentes”.

Conceição Margalha afirma, ainda, que a ULSBA tem feito “todos os esforços para contratar médicos, exemplo disso são os vários concursos que têm sido abertos para trazer pessoas novas para as equipas”, no entanto “sem sucesso”, e “muitos dos internos não ficam no hospital de Beja depois de terminarem a formação de especialidade”.

“A dificuldade em contratar médicos não é só da ULSBA, várias instituições de saúde do interior do país debatem-se com este grande problema e com a carência de recursos humanos e fazemos o nosso melhor para responder às populações e, realmente, é à custa da sobrecarga dos profissionais e da sua dedicação aos serviços”, frisa.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
4
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
5
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
agricultores
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades
8
roubos em Beja
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja

Recomendado para si

19/04/2024
EMAS apresenta estudo em congresso mundial sobre perdas de água
19/04/2024
Cuba prevê investimento de 350 mil euros para projeto-piloto
imigrantes
18/04/2024
Sindicato exige “mais respostas” do Estado na proteção dos imigrantes
Ovibeja
18/04/2024
História dos 40 anos da Ovibeja contada através de duas exposições
18/04/2024
CIMBAL e ASSESTA revelam vencedores de Prémio Literário
18/04/2024
Moura comemora Dia do Combatente
17/04/2024
GNR detém dois indivíduos na posse de armas proibidas
17/04/2024
Beja promove interculturalidade