Depois de Aljustrel ter sido o primeiro concelho do Baixo Alentejo a iniciar a vacinação contra a Covid-19, na semana passada, o processo arrancou, ontem, em 11 sedes de concelho, do distrito de Beja, estando disponíveis, para já, um total de 3.546 doses de vacinas, revelou a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).
O processo de vacinação iniciou-se, esta quarta-feira, dia 24, em todas as sedes de concelho”, da área de influência da ULSBA, “exceto em Alvito, que se inicia hoje e, em Aljustrel.
A presidente do Conselho de Administração da ULSBA avançou que, para já, chegaram 495 frascos de vacinas.
“Para toda a área de abrangência da ULSBA, recebemos 379 frascos da Pfizer-BioNtech e 116 frascos da AstraZeneca, o que totaliza 3.546 doses. O que está programado é que vacinemos estas pessoas esta semana e, depois, vamos aguardar a chegada de novas vacinas, na próxima semana”, indicou.
Conceição Margalha frisou que a informação de que dispõe é a de que as vacinas vão chegar “regularmente para se proceder à vacinação”.
Nesta fase do Plano Nacional de Vacinação estão a ser vacinados contra a Covid-19, todos os idosos com mais de 80 anos e, também, pessoas entre os 50 e os 79 anos com comorbilidades associadas e doenças crónicas.
No distrito de Beja, a vacinação em algumas das sedes de concelho é realizada “no próprio Centro de Saúde”, mas, noutras, “em colaboração com as câmaras e juntas de freguesia, criaram-se estruturas fora dos Centros de Saúde” para a existência de “condições para vacinar as pessoas”, explicou a responsável.
“Isso foi o que aconteceu em Beja”, onde o processo de vacinação decorre “num espaço cedido pela Câmara”, o Pavilhão João Serra Magalhães, disse Conceição Margalha.
De acordo com a ULSBA, a capacidade diária de vacinação em Beja será de 425 utentes, em Moura de 300 utentes, Serpa de 200 utentes e, com 150 utentes/dia, os concelhos de Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo, Mértola e Ourique.
Seguem-se Cuba (100) e Barrancos e Vidigueira (ambos com 75), sendo também de 75 a capacidade diária no concelho de Alvito, a partir de hoje.
Já o Centro de Saúde de Aljustrel, onde a vacinação arrancou no passado dia 17, “administrou um total de 444 vacinas aos seus utentes pertencentes ao grupo prioritário definido pela Direção-Geral da Saúde”, acrescentou.
Rádio Pax/Lusa