Vidigueira: Casa das Talhas dignifica vinho milenar

A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA) inaugurou, esta manhã, a Casa das Talhas. Trata-se de um novo espaço de enoturismo que pretende “dignificar e valorizar as artes associadas à produção de Vinho de Talha”.

O investimento superior a 375 mil euros foi financiado a 90% pelo Programa Valorizar do Turismo de Portugal.

“Na Casa das Talhas – Centro de Valorização e Dinamização do Vinho de Talha, é possível conhecer todo o processo tradicional desta produção artesanal, levado pelos romanos para o Alentejo há dois milénios”, sublinha a Adega Cooperativa de Vidigueira.

A oferta enoturística prevê visitas guiadas com provas de vinhos à Casa das Talhas, à Adega, às Ruínas de S. Cucufate, ao Convento de Nossa Senhora das Relíquias e às vinhas centenárias.

“Pela herança histórica, cultural e o peso económico que a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito tem nesta região, consideramos que é uma mais valia investir neste projecto de enoturismo, onde damos a conhecer o processo tradicional de produção do Vinho de Talha, e ao mesmo tempo preservamos uma tradição que conta com mais de dois mil anos. A Casa das Talhas acrescenta valor à rota de enoturismo do Alentejo e esperamos que contribua para o aumento de número de visitantes na região e alavanque o desenvolvimento económico”, afirmou José Miguel Almeida, Presidente da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito.

A Casa das Talhas abrirá as portas todos dias a partir de Novembro.

A inauguração contou com a presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas e do Presidente do Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva.