Vidigueira integra Associação de Municípios do Portugal Romano

O Município de Vidigueira faz parte da Associação de Municípios do Portugal Romano.

Segundo a Câmara, o interesse em participar nesta Associação deve-se ao facto do “território ser possuidor de património romano relevante, como sejam a Vila Romana de S. Cucufate, localizada na freguesia de Vila de Frades, e as ruínas romanas do Monte da Cegonha, localizadas na freguesia de Selmes”.

Associação de Municípios do Portugal Romano pretende segundo a autarquia promover a “acção cultural e social constante, tendo em conta a existência de parcelas de uma herança romana com valor identitário (…) que contribua, para um crescimento significativo do sentimento de pertença e auto-estima das comunidades, bem como para o aumento dos fluxos turísticos de índole cultural e social”.

O Município adianta que esta Associação pretende também “dinamizar o conhecimento do seu valor patrimonial, fomentar o seu estudo, estimular a permuta de conhecimentos entre os associados, trocar informações, reunir e publicar trabalhos que permitam colocar os respectivos valores patrimoniais ao serviço das comunidades dos territórios onde se encontram inseridos”.

Para além de Vidigueira são também fundadores da Associação os municípios de Condeixa-a-Nova, Ansião, Braga, Lisboa, Penela, Oliveira do Hospital, Seixal, Tomar e Santiago do Cacém, tendo já outros municípios manifestado a sua intenção de integrar a associação.