Vidigueira promove vinhos da região

O auditório da Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito, recebe hoje, a iniciativa “Programa de sustentabilidade dos vinhos do Alentejo”. A acção está inserida no “Vidigueira Vinho” que se prolonga, até amanhã.

O certame propõe para este sábado animação no recinto pelo Grupo de Gaiteiros e Gigantones da “Bardoada” de Pinhal Novo, Cante à Alentejana com o Grupo Coral Os Vindimadores de Vidigueira, e o Grupo Coral da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito.

Está ainda prevista animação musical com os Alemcante e o grupo Dona Zéfinha.

Às 22h30 acontece o concerto com “João Gil Por…” com convidados como Ala dos Namorados, Carlão, Tatanka e Tim. A animação prolonga-se noite dentro com a Wine Party com o Dj Tape.

O “Vidigueira Vinho” vai promover o vinho do concelho de Vidigueira, como um produto turístico, promotor de desenvolvimento económico; divulgar a riqueza da cozinha tradicional local; dar ênfase a outros produtos agroalimentares, designadamente o pão, a doçaria, as laranjas e os azeites da região, (…); promover a excelência produtiva do território no domínio da produção vitivinícola;  dignificar o cante alentejano como factor de promoção da cultura alentejana; valorizar e dignificar o vinho de talha; promover e comercializar o artesanato local e capacitar o evento para o mercado turístico espanhol”.

A Câmara de Vidigueira, entidade promotora refere que nesta edição, o maior destaque é “a valorização e dignificação das artes associadas à produção de vinho de talha, designadamente o que diz respeito à sua candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade”.