Vidigueira, Serpa, Moura e Mértola participam nas Jornadas do Património

Os municípios de Vidigueira, Serpa, Moura e Mértola prepararam um conjunto de várias iniciativas no âmbito das Jornadas Europeias do Património.

“Património Vivo” é o lema escolhido para a edição deste ano.

Em Vidigueira, tem lugar esta tarde a apresentação do projeto de realidade aumentada intitulado de “Adição de uma camada digital à exposição permanente” no Museu Municipal.

Na Galeria do Espírito Santo, em Moura, o destaque vai para o encontro “Alentejo Abobadado”, iniciativa organizada pela autarquia e pelo projeto “Vaulted South”. O evento reúne profissionais dos setores da arquitetura, engenharia, construção civil, história e património. Os interessados também podem participar nesta sessão.

A Câmara Municipal de Serpa promove a iniciativa “Era assim no meu tempo” que consiste na recriação de jogos populares e pretende “mostrar os usos e costumes destas práticas, formas e regras usadas e executadas quase exclusivamente pelos jovens rapazes”, revela a autarquia.

No concelho de Mértola, o Município assinala este evento com o objetivo de “explorar as práticas, lugares e objetos que hoje fazem parte do nosso património cultural e têm sido transmitidos de geração em geração adaptando-se, mas continuando vivos e constantemente recriados por comunidades e grupos, ajustando-se às suas culturas em mudança, às paisagens e aos lugares que habitam”.

As Jornadas Europeias do Património terminam amanhã.

A iniciativa é da responsabilidade da Comissão Europeia e do Conselho da Europa, em Estrasburgo (França).