Vidigueira: Sítio Arqueológico de São Cucufate com obras de conservação

O Sítio Arqueológico de São Cucufate, no concelho de Vidigueira, vai ser alvo de obras de conservação e restauro, envolvendo um investimento de 173 mil euros, divulgou a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo).

Em comunicado, o organismo explicou que a empreitada, cuja consignação foi assinada este mês, pretende proceder à conservação da cobertura, com otimização dos sistemas de drenagem de águas pluviais, incluindo a reconstrução parcial de abóbadas e arcos da Villa Romana.

“A empreitada, com o valor contratual de 173.769 euros, é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem uma duração prevista de 120 dias”, adiantou, assinalando que o sítio, classificado como Monumento Nacional, continua aberto para visitas, com delimitação da área de obra.

Também no âmbito dos projetos do Programa de Resolução e Resiliência (PRR) para o monumento, acrescentou, está em fase de lançamento o concurso público para realização de visitas virtuais à Villa Romana e encontra-se previsto para 2024 o lançamento do procedimento para a execução do projeto de Internet sem fios.

Rádio Pax / Lusa