Vítor Besugo: O bom filho a casa torna.

Na tarde da passada quinta-feira, 18 de Novembro, enquanto Coordenador Distrital da ANAFRE, tive o privilégio e a honra de assistir à cerimónia de tomada de posse do novo Comandante do Comando Territorial de Beja da Guarda Nacional Republicana, o Tenente-coronel Frederico Galvão da Silva.

Conheço o nosso novo Comandante desde os tempos em que estudamos juntos nos Pupilos do Exército, onde fomos da mesma turma e do mesmo quarto. Tínhamos uma grande AMIZADE, amizade essa que felizmente prevalece até aos dias de hoje.

Conheço a sua dedicação à GNR, e às causas que defende, conheço o seu vasto curriculum,pelo que tenho a certeza que irá ser uma mais valia para o nosso território que também já era o seu, pois é natural da Vidigueira, onde fez o 1.º ciclo escolar, posteriormente estudou em Beringel no Externato António Sérgio, onde completou o 5.º ano, para depois aos 11 anos rumar a S. Domingos de Benfica para ingressar nos Pupilos do Exército.

Faço aqui votos para que o saibamos receber e apoiar, pois o Galvão da Silva poderia comandar qualquer outro destacamento do país, mas fez questão de vir para junto dos seus e dar o seu contributo a esta região, e tal como se costuma dizer “o bom filho a casa torna”.

O Tenente-coronel Frederico Galvão da Silva irá ser o máximo responsável pelo cumprimento da missão da GNR no distrito de Beja, numa área de cerca de 11% do território nacional entre o oceano Atlântico e a fronteira com o reino de Espanha. Será o máximo responsável por 35 quartéis, e um efetivo de 614 militares, 26 guardas-florestais e 11 funcionários civis, distribuídos pelo apoio administrativo-logístico e pelas valências territorial, investigação criminal, proteção da natureza, intervenção e trânsito.

Acredito que o Tenente-coronel será o homem certo no momento certo para o nosso território e que deixará um enorme trabalho realizado junto da nossa comunidade, em que certamente a proximidade com a população será uns dos seus pilares.

Bem-vindo ao distrito de Beja amigo Frederico Galvão da Silva e segue sempre o nosso lema: “QUERER É PODER!”

Vitor Morais Besugo

Coordenador da Delegação Distrital de Beja da ANAFRE