XIII Fórum Nacional de Combate à Pobreza e Exclusão Social

A Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) promove, hoje e amanhã, em Vila Franca de Xira, mais um Fórum Nacional de Combate à Pobreza e Exclusão Social. O Núcleo Distrital de Beja da Rede marca presença.

A EAPN Portugal acredita que é fundamental trabalhar para responder à situação de desigualdade no domínio da habitação que alguns cidadãos portugueses, ainda, vivenciam.

Nesse sentido, ao longo destes dois dias, a iniciativa pretende “promover uma reflexão crítica por parte dos cidadãos sobre esta área temática”.

O evento tem, igualmente, como objetivo “fomentar o diálogo participativo entre as entidades responsáveis por estas matérias e os próprios cidadãos, tendo presentes as medidas existentes, mas também as suas recomendações e sugestões enquanto pessoas que vivenciam diariamente os desafios que estão associados a esta área”.

Para além desta reflexão, irá também realizar-se a Cerimónia de atribuição de prémios à iniciativa promovida pela EAPN Portugal: Prémio de Jornalismo: “Analisar a pobreza na Imprensa” – III Edição.

Haverá, também, espaço para apresentar, com testemunhos na primeira pessoa, o que é a pobreza e como deve ser o combate à pobreza e à exclusão social, através do Documentário “Eu Sou” e de uma exposição de fotografias que reflete os testemunhos dos cidadãos que vivenciaram ou vivenciam situações de vulnerabilidade.

Tendo presente que qualquer processo de tomada de decisão na definição de uma Estratégia Nacional de Luta contra a Pobreza deve ser participado, será igualmente apresentado o Abecedário de Luta contra a Pobreza, publicação que espelha as recomendações e os princípios que os cidadãos defendem, neste âmbito, reivindicando esta luta como desígnio nacional.