Já foi desativada a Zona de Concentração de Apoio à População (ZCAP) de Aljustrel, que estava estabelecida no Centro de Artes da vila mineira.
A autarquia aljustrelense explica que, “todos os idosos que estavam instalados” na ZCAP, já estão recuperados da Covid-19 e, por isso, “regressaram ao Lar Residencial da Misericórdia Nossa Senhora da Assunção, em Messejana”.
Segundo o município, “esta estrutura de retaguarda, que foi certificada pela Saúde Pública, tinha sido colocada a funcionar pela Câmara de Aljustrel, para dar uma resposta ao surto que estava ativo nesta instituição de solidariedade social”.
“A autarquia assinala, com especial agrado, este momento, porque significa que a Misericórdia de Messejana conseguiu ultrapassar esta fase menos boa da sua história, mas também porque este é o encerramento de um procedimento que requereu o envolvimento de muitas entidades locais e regionais, que se uniram para dar uma resposta conjunta e à altura da situação”.
De modo a que a transferência dos idosos decorresse com as maiores condições de segurança, o procedimento foi acompanhado pela Associação Humanitária dos Bombeiros de Aljustrel e pela Guarda Nacional Republicana (GNR).
A ZCAP foi ativada com o intuito de ajudar à separação dos idosos que testaram positivo à Covid-19 dos que receberam um rastreio negativo, uma vez que, o lar de Messejana, devido às características do edificado em que está instalado, não dispunha de condições suficientes.