No início do próximo ano, o Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, vai fechar portas para obras de requalificação.
Esta intervenção marca o início do projeto “Odisseia Nacional” que abrange mais de 90 municípios de Portugal Continental e Ilhas, sendo que Mértola faz parte dessa lista.
O Cineteatro Marques Duque está entre os escolhidos para integrar esta iniciativa que pretende “disseminar a atividade artística do TNDMII, envolvendo as populações, os agentes culturais e as administrações autárquicas dos concelhos envolvidos”, sublinha o Município de Mértola.
A programação prevê a realização de várias atividades, como peças de teatro, projetos de participação, iniciativas destinadas aos alunos, eventos de pensamento, formação e uma exposição.
Através do teatro, o Odisseia Nacional “pretende retratar dimensões fulcrais da atividade cultural em Portugal, criando uma reflexão aprofundada sobre as diversas realidades, promovendo uma maior coesão territorial com lastro para os anos vindouros.”
Mário Tomé, Presidente da Câmara Municipal de Mértola, sublinha que esta iniciativa engrandece o concelho de Mértola do ponto de vista cultural.