Setor da exibição de cinema começou o ano com menos 112 salas em relação a 2025

Setor da exibição de cinema começou o ano com menos 112 salas em relação a 2025

A exibição cinematográfica em Portugal, em janeiro, aconteceu em 450 salas de cinema, o que significa menos 112 salas face a 2025, revelou hoje o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

Estes dados já refletem os encerramentos de salas de cinema ocorridos nos últimos meses, em particular pelo fecho dos complexos da exibidora Orient Cineplace, alvo de um processo de insolvência.

Segundo o ICA, o ano de 2025 terminou com 562 salas de cinema a operarem no país, com a exibidora NOS Lusomundo Cinemas a liderar, com 213 salas, seguida da Cineplace, que explorava 58 salas, e da UCI, com 42 salas.

O panorama da exibição de cinema é aferido através da informação estatística produzida pelo ICA, a partir dos dados informatizados de bilheteira que são reportados pelas salas e exibidoras, sejam empresas, autarquias, cineclubes ou outras associações.

Na análise global ao país, os dados são necessariamente parciais, porque há concelhos que não transmitem dados informatizados ao ICA, ou seja, podem ter algum tipo de oferta de cinema em equipamentos culturais municipais, mas a informação não chega àquele instituto.

Com a informação recolhida, o ICA indica que 2026 começou com um total de 450 salas de cinema, o que significa menos 112 ecrãs do que em 2025.

Além do fecho da Cineplace, destaca-se a perda de salas da NOS Lusomundo Cinemas, nomeadamente pelo encerramento do complexo Alvaláxia, em Lisboa, totalizando esta exibidora, em janeiro, 196 salas.

Com o encerramento de salas de cinema ocorrido nos últimos meses, há cinco capitais de distrito sem exibição comercial regular de cinema: Viana do Castelo, Guarda, Bragança, Beja e Portalegre.

Por circunstâncias do mau tempo ocorrido nas últimas semanas na região centro, que levaram à inundação do complexo Cinema City de Leiria, e pelo encerramento dos cinemas Cineplace, Leiria atualmente está sem exibição comercial regular de cinema.

Rádio Pax/Lusa

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Cante
27/03/2026
Cante Alentejano conquista o Algarve e passa à frente do “Corridinho”
Almodôvar
21/03/2026
Instrumentos de Teclas continuam a marcar agenda cultural de Almodôvar
CCDR A
19/03/2026
Alentejo abre portas a milhões da Europa: guia promete ajudar projetos culturais a vencer candidaturas
Almodôvar
15/03/2026
Almodôvar inicia Ciclo da Música para Instrumentos de Teclas
Aljustrel
14/03/2026
Aljustrel assinala centenário do Grupo Coral dos Mineiros
Castro Verde
12/03/2026
Castro Verde mostra esculturas de Moisés Preto Paulo
09/03/2026
Histórico: Beja leva o Cante à Eurovisão com os Bandidos do Cante
09/03/2026
Beja: Museu Jorge Vieira na rota nacional da arte contemporânea com financiamento milionário