Covid-19: Cinquenta e oito utentes do lar Mansão de São José em Beja transferidos para base aérea

Covid-19: Cinquenta e oito utentes do lar Mansão de São José em Beja transferidos para base aérea

Dos 97 utentes do lar Mansão de São José, em Beja, infetados com o novo coronavírus, 58 vão ser transferidos no sábado para a Base Aérea 11 (BA11), em Beja, revelou hoje o presidente da Câmara Municipal.

Em declarações à Agência Lusa, o autarca Paulo Arsénio explicou que a transferência dos 58 utentes da instituição foi decidida pelas autoridades de Saúde locais e visa “descongestionar o espaço” do lar, “que, aparentemente, tem pessoas em excesso”.

“Para descongestionar o espaço, vão retirar as 58 pessoas que estão em melhores condições físicas e de mobilidade, mantendo na unidade”, situada na zona histórica da cidade de Beja, os restantes 27 utentes “que têm mais dificuldades de locomoção e autonomia”, disse.

O presidente do município alentejano precisou que os 58 utentes do lar Mansão de São José transferidos para a BA11 serão instalados num edifício “que tem vindo a ser preparado desde o mês de abril precisamente para uma finalidade com estas características”.

“Foi adaptado um espaço na BA11 com 70 camas precisamente para que, quando no distrito ocorresse uma situação de emergência de grande dimensão num lar, pudessem as pessoas ir para lá nas melhores condições”, acrescentou.

Paulo Arsénio vincou que esta “é a melhor solução” que existe no concelho “para ser usada nestas circunstâncias” e que os 58 utentes ficarão na BA11 “até o grupo estar totalmente recuperado”.

Para apoiar estas pessoas, a Câmara de Beja contratou uma empresa de prestação de serviços na área da geriatria, cujos primeiros “14 auxiliares chegam amanhã [sábado] à BA11”, anunciou o presidente da autarquia.

O surto de covid-19 no lar Mansão de São José foi confirmado na quarta-feira, depois de utentes e funcionários terem sido testados à presença do SARS-CoV-2 na sequência da confirmação de dois casos positivos, uma utente e uma funcionária.

A despistagem foi feita pelo Algarve Biomedical Center (ABC), que na quarta-feira confirmou mais 95 casos positivos, entre utentes e funcionários.

Contactada pela Lusa, na quarta-feira à noite, fonte da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) adiantou que 126 pessoas daquela Estrutura Residencial para Pessoas Idosas de Beja tinham sido testadas à presença do coronavírus SARS-CoV-2.

Deste total, foram detetados 97 casos positivos de covid-19, 14 negativos e 15 inconclusivos, indicou.

No que respeita aos utentes, foram testadas 89 pessoas, das quais 83 tiveram resultados positivos, uma resultado negativo e cinco resultados inconclusivos, segundo a ULSBA.

Foram feitos testes a 37 funcionários, sendo que 14 deles tiveram resultados positivos, 13 resultados negativos e 10 resultados inconclusivos.

Na quinta-feira, “uma equipa de saúde composta por médicos e enfermeiros do Hospital José Joaquim Fernandes e dos Cuidados de Saúde Primários” deslocou-se ao lar “para avaliar o estado de saúde dos utentes” na instituição.

Nesta sexta-feira a ULSBA confirmou que três idosas utentes do lar Mansão de São José, de 88, 89 e 90 anos, estão internadas no hospital da cidade com covid-19, apresentando um quadro clínico “estável”.

Perante estes números, o presidente da Câmara de Beja admitiu à Lusa o receio de o surto de covid-19 se alastrar pela comunidade, até porque o grupo proprietário da Mansão de São José tem outro lar no concelho.

O autarca alentejano acrescentou esperar que “a situação não se agrave substancialmente”, uma vez que em Beja não existem mais espaços com condições para acolher idosos numa situação semelhante.

“Se houver mais algum lar de Beja a passar por uma situação destas em simultâneo vamos ter de recorrer à ajuda da Comissão Distrital de Proteção Civil, no sentido de encontrar espaços em concelhos limítrofes”, garantiu Paulo Arsénio.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e noventa e nove mil mortos e quase 39 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.149 pessoas dos 95.902 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Rádio Pax / Lusa

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
5
roubos em Beja
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
agricultores
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

03/06/2025
Beja tem Grupo de Ajuda para sobreviventes de AVC
Castro Verde
03/06/2025
Câmara de Castro Verde investe 4,6M€ em nova Creche
Odemira
03/06/2025
Onze praias de Odemira com Bandeira Azul e Qualidade ouro
Banco Alimentar
03/06/2025
Banco Alimentar recolheu 20 toneladas de alimentos no Baixo Alentejo
Ópinião
02/06/2025
Quando a burocracia do Estado mata o interior
Misericórdia
02/06/2025
Santa Casa da Misericórdia de Beja dinamiza nova Agência do Banco de Tempo
Mértola
02/06/2025
Mértola: Campanha alerta para os perigos do sol
Odemira
02/06/2025
Estão a decorrer candidaturas para cursos superiores em Odemira