CAP defende atração de imigrantes e pacto para habitação para evitar “penúria” de trabalhadores

CAP defende atração de imigrantes e pacto para habitação para evitar “penúria” de trabalhadores

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) defende a criação de um plano para atrair imigrantes, em conjunto com um pacto para a habitação, que mobilize edifícios devolutos, caso contrário Portugal poderá ter uma situação de “penúria” de trabalhadores.

“A falta de um programa de atração de imigrantes poderá representar no futuro uma situação de penúria de profissionais, o que será dramático para as empresas que deles precisam”, assinalou o presidente da CAP, Álvaro Mendonça e Moura, em resposta à Lusa.

No entanto, este plano deverá ter regras “claras e céleres” para a emissão de vistos, oportunidades de emprego, benefícios fiscais e disponibilidade de habitação.

Caso contrário, os trabalhadores vão preferir outros países da Europa, com melhores salários e regras “mais atrativas”.

O antigo embaixador insistiu ser igualmente necessário olhar para a crise da habitação em Portugal, tendo em conta que, durante muitos anos, não se tratou deste tema, “pensando que o assunto se resolveria por si”.

Assim, a CAP notou que o plano de atração de imigrantes deverá ser complementado com um pacto para a habitação, “que mobilize todos os edifícios devolutos do Estado central e das autarquias para reconversão em habitação individual ou colaborativa e comunitária”.

Somam-se medidas que penalizem os particulares pelo abandono de edifícios por mais do que um ano.

O Governo aprovou, recentemente, alterações à Lei de Estrangeiros, que puseram fim às manifestações de interesse.

Está também previsto o reforço dos recursos humanos para apoio aos postos consulares, nomeadamente no que concerne à resposta a pedidos de visto de estada temporária.

Até ao momento, a CAP não recebeu qualquer relato sobre o impacto destas alterações no setor agrícola.

Álvaro Mendonça e Moura reconheceu, contudo, que podem existir trabalhadores agrícolas com contratos de trabalho, a descontar para a Segurança Social há alguns meses, que possam vir a ser afetados “pela impossibilidade de se regularizarem em resultado desta alteração legislativa”.

A CAP disse, porém, estar certa de que nestes casos, o Governo e a AIMA – Agência para a Integração, Migrações e Asilo saberão encontrar uma forma de integrar os trabalhadores.

O líder da CAP voltou a manifestar preocupação quanto ao “deficiente funcionamento” da AIMA, vincando que resolver a questão das “pendências de regularização e processos de reagrupamento familiar” deve ser uma prioridade.

Em 25 de junho, a CAP já tinha referido, no parlamento, ser fundamental pensar, em sede de Concertação Social, num plano de atração de imigrantes e não só do seu controlo, o que disse ser também necessário.

Já em maio, Álvaro Mendonça e Moura tinha avisado, também na Assembleia da República, que a AIMA “não está a funcionar” há meses, pedindo o reforço dos meios do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Rádio Pax / Lusa

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

24/03/2026
Produção de cereais em queda devido ao mau tempo
Baixo Alentejo
23/03/2026
Baixo Alentejo na linha da frente: robôs e inteligência artificial chegam ao campo
APROSERPA
21/03/2026
APROSERPA diz que a agricultura está a ser “empurrada para o abismo”
20/03/2026
Ourique: Javalis e Peste Suína ameaçam Porco Alentejano 
20/03/2026
Beja debate digitalização da agricultura e gestão inteligente da água
12/03/2026
Alentejo ganha nova força na vinha: abertas candidaturas para plantar mais 100 hectares
Alentejo
12/03/2026
Alentejo gera 1,3 mil milhões de euros e garante emprego a 55 mil pessoas
Alentejo
09/03/2026
Do azeite ao pistacho: olival cresce, cereais ficam para trás e novas culturas entram em cena