A vacinação contra a Covid-19, em pessoas com mais de 80 anos e pessoas entre os 50 e os 79 anos e portadores das doenças tipificadas na legislação, tem início amanhã, em Beja.
A vacinação decorrerá no Pavilhão Municipal João Serra Magalhães, em Beja, que está pronto, desde o passado dia 10, para o efeito. A ULSBA estima em 4300, o número de pessoas a serem abrangidas nesta fase de vacinação.
Recorde-se que, tal como a Rádio Pax noticiou a 12 de fevereiro, este era um processo que já deveria ter começado a 10 de fevereiro, no Pavilhão Serra Magalhães, mas por escassez de vacinas não foi possível.
Paulo Arsénio, presidente da Câmara de Beja estima que poderão ser vacinadas “350 pessoas por dia”, com base nas informações prestadas pelas autoridades de saúde, segundo as quais “uma equipa de quatro pessoas consegue fazer 50 vacinações por hora”.
“Os postos de vacinação no pavilhão serão quatro em simultâneo. As pessoas entram por um lado e saem por outro, sempre em circuitos separados, com zonas de espera antes e depois da vacina perfeitamente separadas e distanciadas”, explicou acrescentando que a vacinação “deverá decorrer quatro horas por dia. O processo decorrerá ou da parte da manhã ou da parte da tarde”.
O autarca refere que o “Pavilhão Serra Magalhães está preparado para o efeito”.
Apesar disso, “se as vacinas iniciais forem” administradas em “número reduzido por dia”, o processo pode decorrer no centro de saúde. Quando o número começar a disparar e quando as condições de espera no centro de saúde não forem adequadas a população passa a tomar a dose da vacina no Pavilhão João Serra Magalhães”, esclarece.
(Em atualização)