Médicos no Baixo Alentejo: PS acusa PSD de “fugir às responsabilidades” e exige soluções imediatas

A polémica em torno das novas regras para a contratação de médicos no Baixo Alentejo está a provocar um novo confronto político entre PS e PSD.

A Federação do Baixo Alentejo do Partido Socialista acusa os sociais-democratas de tentarem transferir para os anteriores governos responsabilidades que, afirma, pertencem ao atual Executivo.

Para os socialistas, o problema é concreto: a aplicação da legislação aprovada este ano poderá levar à saída de médicos que atualmente garantem assistência a milhares de utentes na região.

O PS recorda que o deputado eleito por Beja, Pedro do Carmo, já tinha alertado para os riscos da alteração legislativa e questionado o Governo sobre as consequências para os territórios do interior.

Os socialistas consideram particularmente relevante o facto de o próprio deputado do PSD, Gonçalo Valente, admitir agora a possibilidade de serem necessárias medidas excecionais e transitórias para evitar impactos negativos nos serviços de saúde.

A Federação do Baixo Alentejo defende que o Governo deve concentrar-se em encontrar uma solução e deixa uma mensagem política clara: a região precisa de médicos e de serviços de saúde a funcionar, não de uma disputa sobre responsabilidades do passado.

Para o PS, governar significa resolver os problemas que existem no presente.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

Caso do lar de Selmes: sentença de Manuel Narra e Helena d’Aguilar só será conhecida na sexta-feira
2
Alentejo
Alentejo na lista das zonas mais ameaçadas por um grande sismo: Proteção Civil avisa que "não têm hora marcada" e que ninguém está totalmente preparado
3
Serpa: homem de 40 anos perde a vida em violento despiste de moto-quatro
4
Pesado carregado de bagaço despista-se em Alvito: condutor ferido e estrada precisa de limpeza (Foto meramente ilustrativa)
5
Ourique
Ourique: Barra de ferro arrancada de casa de banho usada em morte no lar de Garvão. Idoso de 93 anos vai ser julgado por homicídio apesar da idade avançada
Incêndio em Beja obriga a reforçar meios: 28 operacionais combatem chamas em Santa Vitória e Mombeja
Fugitiva internacional escondia-se em Beja: PJ captura mulher condenada por tráfico sexual
8
Aljustrel
Crime em Aljustrel chega a tribunal: casal acusado de roubar idoso, fechá-lo na bagageira e atirá-lo vivo para um poço

Recomendado para si

Ourique
08/11/2026
Da azinheira à mesa: Semana Gastronómica da Bolota em Ourique!
Trindade
08/11/2026
Almoço de residentes e Miguel Azevedo encerram Feira do Vinho da Trindade
07/11/2026
Reabilitação da Igreja Matriz de Alvito (com som)
Ourique
07/11/2026
Da azinheira à mesa: Semana Gastronómica da Bolota em Ourique!
06/11/2026
"Enorme fracasso": CDU arrasa o primeiro ano da Câmara de Beja e acusa a coligação de pagar três vezes pelo mesmo serviço de limpeza
06/11/2026
"Vão acontecer ali mortes que se podiam evitar": presidente da Câmara de Alvito acusa ministro das Infraestruturas de ter ignorado a estrada da morte
06/11/2026
Comboios cheios, utentes sem lugar e passe que não serve: Évora tem hoje protesto para dizer que "o Alentejo não é o fim da linha"
Alentejo
05/11/2026
Alentejo na lista das zonas mais ameaçadas por um grande sismo: Proteção Civil avisa que "não têm hora marcada" e que ninguém está totalmente preparado