Beja: Carneiro exige que Governo assegure continuidade das obras financiadas pelo PRR

Beja: Carneiro exige que Governo assegure continuidade das obras financiadas pelo PRR

O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, exigiu ontem que o Governo garanta, no futuro quadro comunitário, a continuidade das obras dos municípios financiadas pelo PRR que não estejam concluídas até final do programa, em agosto.

“O Governo deve reunir e estabelecer compromissos claros com a Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP), tendo em vista garantir que os investimentos que estavam contratualizados e planeados ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) devem ter continuidade de financiamento futuro, desejavelmente com as mesmas taxas de comparticipação”, disse o líder dos socialistas em Beja.

José Luís Carneiro falava à agência Lusa após a cerimónia de inauguração da nova sede da Federação Regional do Baixo Alentejo do PS, agora liderada pelo autarca de Ourique, Marcelo Guerreiro, eleito a 19 de junho e que sucedeu ao antigo deputado Nelson Brito.

O secretário-geral do PS revelou que tem sentido “muitos autarcas do país preocupados com o futuro de muitos desses investimentos”, mas também com “vontade de desistirem desses projetos e desresponsabilizarem-se em termos de garantias financeiras futuras”.

“Se isso acontecer, significa que poderá haver muitos equipamentos por todo o país que ficarão meio concluídos e meio por concluir”, indicou.

Por isso, concluiu, “é preciso que o Governo dê garantias claras aos autarcas de todo o país, por intermédio da ANMP, de que garantirá o financiamento no futuro quadro comunitário, nos mesmos termos que estava previsto no PRR”.

Antes de falar à Lusa, no seu discurso aos militantes do distrito de Beja, José Luís Carneiro criticou a atuação do Governo, que acusou de “falhar em todas as áreas com que se comprometeu”, nomeadamente na economia, saúde, habitação e educação.

Sobre esta última, e tomando como exemplo os problemas verificados na correção dos exames nacionais, o líder socialista acusou o ministro da Educação, Fernando Alexandre, e o primeiro-ministro, Luís Montenegro, de “insensibilidade total”.

“O primeiro-ministro tinha o dever de explicar às famílias e aos professores, o que falhou e o que está a ser feito para corrigir os erros que ocorreram. E se esses erros não forem corrigidos, o que se poderá esperar em relação à segurança e à confiança na avaliação daqueles que andaram 12 anos ou mais a preparar o acesso ao ensino superior”, vincou.

Rádio Pax / Lusa

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

09/07/2026
José Luís Carneiro inaugura sede do PS em Beja
09/07/2026
PS diz que é a “grande força da oposição em Beja”
09/07/2026
Câmara de Beja discute futuro do Fórum Romano
08/07/2026
Telma Guerreiro tomou posse como presidente da concelhia do PS de Odemira
08/07/2026
BE contesta “privatização” de serviços municipais e diz que direita passou “certidão de óbito” à CDU
08/07/2026
Serpa adere Associação Nacional de Assembleias Municipais
07/07/2026
Investimento de 2,5 milhões de euros vai refrescar Beja
Castro Verde
07/07/2026
Requalificação do posto da GNR de Castro vai avançar