Os autarcas do Baixo Alentejo exigiram, esta quinta-feira, à Secretária de Estado da Mobilidade “melhores condições nas vias da responsabilidade das Infraestruturas de Portugal”.
A reunião realizou-se no salão nobre da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), no âmbito do roteiro “Mobilidade com Proximidade”.
A CIMBAL revela que “foi efetuada uma introdução sobre o estado da arte da mobilidade no Baixo Alentejo, seguida de uma ronda pelos municípios sobre as questões ligadas à mobilidade”.
A mesma fonte adianta que “as acessibilidades rodoviárias foram ponto comum nas intervenções efetuadas pelos autarcas, com reivindicações por melhores condições nas vias da responsabilidade das Infraestruturas de Portugal”.
Além disso, os autarcas solicitaram à governante “o acesso a financiamento do Banco Europeu de Investimento, para reabilitação e manutenção das estradas no âmbito da competência municipal”.
Na reunião, foi, ainda, apresentada a revisão efetuada ao Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável do Baixo Alentejo, em particular, no que respeita à implementação do Transporte Flexível na região.
“Por parte da Secretária de Estado foram apresentadas as linhas orientadoras na mobilidade, assim como, um conjunto de avisos a abrir, brevemente, aos quais as autarquias locais se podem candidatar, que contribuem para mitigar as questões na baixa densidade”, frisa a CIMBAL.
A CIMBAL salienta que foi uma “reunião muito profícua, demonstrando a senhora Secretária de Estado enorme sensibilidade com os desafios que se colocam ao Baixo Alentejo, tendo sido enunciadas formas de colaboração futuras para resposta aos desafios”.