Pecuária extensiva é “património vivo do Alentejo”, afirma Vice-Presidente da CCDR

Pecuária extensiva é “património vivo do Alentejo”, afirma Vice-Presidente da CCDR

A pecuária extensiva de carne tem um valor estratégico para o Alentejo e para o país, defendendo não apenas a economia regional, mas também a sustentabilidade ambiental e a soberania alimentar. A posição é assumida pelo vice-presidente da CCDR Alentejo, Roberto Grilo, que sublinha a importância desta atividade num momento em que o setor enfrenta desafios crescentes.

Grilo recorda que o Alentejo representa 36% da produção nacional de carne bovina, facto que adquire particular relevância quando o aprovisionamento do país desce para apenas 50,9%. O responsável destaca ainda o papel da pecuária no montado, “um ecossistema único na Europa, sumidouro de carbono, barreira contra fogos e reservatório de biodiversidade”, onde os ruminantes são essenciais na regeneração dos solos.

O vice-presidente lembra que o setor é também um motor de coesão territorial, sustentando população, emprego e economia em mais de 40 concelhos da região. Além disso, o mercado valoriza cada vez mais a carne proveniente de sistemas sustentáveis, com rastreabilidade e ligação ao território, áreas onde o Alentejo tem “uma vantagem competitiva extraordinária”.

Reconhecendo a importância desta fileira, a CCDR deliberou em 2025 reconhecer a Agricultura como setor estratégico para o desenvolvimento regional, algo nunca antes assumido formalmente. Roberto Grilo defende agora a urgência de avançar com um Plano Estratégico Regional para a Fileira da Carne de Bovino, articulando inovação, certificação, neutralidade carbónica e valorização do montado.

“Ou reforçamos a autossuficiência do país com modelos sustentáveis, ou aumentamos a dependência de importações provenientes de sistemas menos transparentes do que o nosso”, afirmou, concluindo: “A pecuária extensiva é património vivo do Alentejo. Desinvestir na pecuária é desinvestir no montado, e desinvestir no montado é desinvestir no futuro da região”.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
3
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
4
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

07/10/2026
Semana intensa em Beja: GNR faz 16 detenções e apreende haxixe e cocaína no distrito de Beja
07/10/2026
Hospital de Beja fecha Bazar e trava jogos de sorte: ULSBA diz que apostas não combinam com cuidados de saúde
07/10/2026
Comida que sobrava vai agora chegar a quem precisa: ULSBA transforma excedentes em apoio a famílias carenciadas
07/10/2026
MOURA: Praia do Lago distinguida nos Prémios Nacionais de Arquitetura
Mértola
07/10/2026
Multibanco chega a 4 localidades de Mértola
Castro Verde
07/10/2026
Castro Verde vota em outubro as 12 propostas do Orçamento Participativo de 2027
07/10/2026
Autarquia de Moura dá as boas-vindas aos professores
Alqueva
07/10/2026
Alqueva transbordou: seis mil milhões de metros cúbicos entraram na barragem e Pedrógão passou 58 dias a deitar água fora