O ano que agora começa traz aumentos significativos em vários bens e serviços.
A eletricidade, o gás, as rendas e o pão são alguns dos exemplos.
De acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), “o preço da eletricidade em mercado regulado aumenta 1,6% em janeiro de 2023, em relação a dezembro, sendo que a subida ascenderá a 3,3% face à média deste ano, valores superiores aos propostos em outubro”.
A mesma fonte revela que o preço do gás sobe “cerca de 3% para os clientes mais representativos do mercado regulado, depois de um desvio nas previsões dos preços de aquisição” e que “o preço da tarifa de energia do mercado regulado, em mais dois euros por MWh, com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2023″.
Nas rendas, “o coeficiente de atualização das rendas definido para 2023 (1,02) é o mais alto dos últimos nove anos. Em 2022, foi aplicado um coeficiente de 1,0043 e em 2021 de 0,9997”.
Já o preço do pão deverá voltar a subir em 2023, “devido ao aumento dos valores das matérias-primas e da energia, mas também provocado pela atualização do salário mínimo”, frisa a Associação do Comércio e da Indústria de Panificação (ACIP).