Beja recebe, nesta terça-feira, uma caminhada noturna pelas ruas do centro histórico da cidade.
“Beja Oculta, mistérios na noite” é o mote da iniciativa que surge no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores, organizada pelo Instituto Politécnico de Beja (IPBeja).
A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa lançada em 2005, com o objetivo de celebrar a Ciência e de aproximar investigadores e cidadãos.
Esta é a primeira vez, que o IPBeja vai participar na iniciativa que pretende aproximar cientistas da restante sociedade, através da organização de eventos que promovem ações de divulgação científica em várias cidades europeias em simultâneo.
Em Beja, para já, estão previstos três momentos: a caminhada noturna, hoje, sessões de ciência nas escolas e, a 27 de setembro, o ponto alto do evento será a Noite Europeia dos Investigadores na Praça da República da cidade, na qual investigadores partilharão conhecimento de forma lúdica e acessível aos participantes.
Na caminhada desta noite que tem partida marcada para as 20:45 horas do Largo dos Duques, serão desvendados “enigmas ocultos” das ruas do centro histórico de Beja por Simão Matos, professor de História do Agrupamento de Escolas nº2 de Beja, tal como explica Ana Pardal, professora do IPBeja e uma das responsáveis pela organização da iniciativa.
.